quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Amar e amar! - Love and Love


Pensei que o post anterior seria o último do ano, mas não me contive, tenho que desabafar!

Amar e amar. O que é isso? 

Para alguns é algo que não se precisa pensar muito, pois a frase vista por cima diz por se só, mas o significado dela é muito mais profundo. Amar e amar, não é somente demonstrar amor, das centenas de maneiras possíveis, mas é deixar as "recompensas" de lado e ser feliz por fazer alguém feliz. Essa é a parte que para muitos é ingrata.

Penso:"Já fiz tantas coisas por várias pessoas, o que tenho recebido em troca? Quase nada!". Mas me lembro de Jesus, pagou um alto preço de amor por minha vida, o que lhe dou em troca, quase nada! Mesmo assim meu lado humano reluta nessas questões. Jesus entregou sua vida para salvar a humanidade, isso sem esperar nada em troca, seja qual fosse o presente, abraço, carinho ou afeto, mesmo demonstrando seu amor por todos nós ainda o crucificaram! Pensando bem, a única coisa que Ele quer é que abrimos nosso coração para Ele entrar e nos amar ainda mais, não é demais?!

Só vamos saber se estamos amando de verdade quando nosso coração estiver esvaziado do sentimento de retorno. O amor é um sentimento tão grande que ele não necessita de retorno para se satisfazer, você entende o que estou tentando dizer?

Se você ainda insiste em esperar algo de volta te digo, não espere nada de pessoas pois todos os dias elas irão nos decepcionar. Mas saiba que uma hora ou outra a honra vem de Deus!

O amor Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba. (1º Cor. 13, 4-8)


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ano Novo, vida nova! - New Year, New life!

Mais um ano está acabando e um novo ano se aproxima! Nesta última semana de Dezembro as pessoas enchem seus corações de expectativas, sonhos e pensam naquilo que fizerem e/ou no que deixaram de fazer.

Eu penso muito nas coisas que fiz, aquilo que foi bom e ruim, tento melhorar a cada ano, essa análise é muito importante para nossas vidas, mas é claro que não podemos fazê-la somente no dia 31 de dezembro de cada ano, essa análise deve ser constante em nossa vida.

2010 foi um ano que cresci muito tanto pscológicamente quanto espiritualmente, aprendi muito sobre a vida, refleti minhas atitudes e aos poucos fui, e continuo, mudando (espero que para melhor). Além disso, algo muito importante: foi gerada dentro de mim uma fome de conhecer a Deus de maneira que nunca antes experimentei. Nesse ponto ainda tenho que melhorar muito, ainda preciso quebrar minha TV e Internet - como diria Paul Washer em uma de suas pregações- para deixar ainda mais tempo para aprender e crescer em Deus, mas aos poucos isso tem mudado e vejo um crescimento.

2011 não sei se será uma vida totalmente diferente que experimentarei, mas tenho certeza que será um ano de desafios, como o de ir ao Canadá fazer ETED (clique aqui para detalhes). Um ano que Deus mostrará sua fidelidade e amor pela minha vida, de um jeito que Ele nunca fez e guardou especialmente para esse ano! Será um tempo de crescer, ser colocado na forma e sofrer um pouco, mas também de vencer e me sentir ainda mais amado pelo meu Pai do Céu!

Quero deixar registrado um agradecimento enorme para as pessoas que me ajudaram e estiveram comigo nesse ano, que suportaram minhas brincadeiras e até meu mau-humor, em especial quero agradecer a Deus, por sua presença marcante em mim, a Jesus por me dar a mão nos momentos que eu estava caído, ao Espírito Santo pelos valiosos conselhos e puxões de orelha. Quero agradecer também aos meus pais, que com paciência e amor me conduzem a um caminho bom e que me ensinam grandes lições mesmo sem quando não falam nada. Quero agradecer aos meus amigos, em especial: Marjorie, Renata, Walmor e Mamoré, por estarem sempre comigo dando risada, divertindo e até conversando coisa séria kkk. E também aos meus pastores Luciano e Dani pelos conselhos que me deram e por todo empenho que tem demonstrado no ministério.

Desejo a você que leu até aqui, um ano de benção e muito crescimento. Um ano de prosperidade em todas as áreas de sua vida e que todos os dias que virão sejam para crescimento e aprendizado. Desejo, também, toda felicidade e amor que alguém pode ter, além da presença do Senhor em sua vida. Feliz Ano Novo!


Deixo esse versículo para vocês: Nem olhos viramnem ouvidos ouviramnem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2:9)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Esconderam o Salvador!


Estou aqui pensando comigo, faltam poucos dias para o Natal e procuro, procuro, mas esconderam o Salvador! Até onde me lembro o Natal é uma data marcada reunir família e amigos, trocar presente, compartilhar experiências, comer muuuuito e uma porção de outras coisas. Ixi... Faltou uma coisinha, o Natal é para comemorar o NASCIMENTO DE JESUS!!! Infelizmente, a maioria das pessoas tem esquecido do principal "personagem" de toda essa comemoração, que não é o Papai Noel, mas sim nosso Salvador Jesus Cristo.

Esse velho barbudo, tem roubado o verdadeiro sentido do Natal que, além de tudo que citei ali em cima, é uma data para celebrarmos e agradecermos pela vinda de Jesus a esse mundo e pelo sacrifício de sangue que Ele fez! Satanás de uma forma um tanto inteligente, fez do Natal uma festa muito bonita, enfeitada e cheia de "alegria, assim ele fez com que com o passar dos anos esquecêssemos de Jesus, as pessoas iludidas pela "bondade", que o Natal exalta, caem como patinhos na armadilha. 

Fico muito triste ao ver que damos uma importância tão grande ao velho barbudo, sendo que ele, supostamente, traz presentes materiais e coisas passageiras, e nos esquecemos da pessoa que veio ao mundo para salvar nossa alma da morte eterna, aquele que veio ser ponte para nos chegarmos a Deus, para perdoar nossos pecados, enfim coisas que vamos levar para a eternidade! Você tem noção disto!?


Andando nas ruas vi somente 1 (UM, ONE, UNO, EIN, UNE, EEN) lugar que representaram o nascimento de Jesus, as pessoas sequer visitam lá, já o velho barbudo está em todo e qualquer canto. A impressão que dá é que fizeram a festa para o aniversariante e o trancaram dentro do quarto e o palhaço está lá junto com a galera, comendo, bebendo e assoprando as velinhas!

Estou a procura, se souber me diga: Onde esconderam o Salvador?

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”! (Is 55:6)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Simplicidade e Permanencia

Lá eu estava bisbilhotando meu twitter e vi um tweet da @isacavezali e curti o RT que ela fez de um artigo da Revista Ultimato! Achei muito legal o artigo então vou compartilhar com vocês!

Artigo escrito por: Ricardo Barbosa de Sousa

De vez em quando gosto de reler “Cartas de um Diabo a seu Aprendiz”, de C. S. Lewis. Sua habilidade em perscrutar os labirintos da tentação me impressionam. Ele nos ajuda a reconhecer nossa enorme ingenuidade e a profunda sagacidade do inimigo.

Em uma dessas cartas, o Diabo reconhece que o verdadeiro problema dos cristãos é que eles são “simplesmente” cristãos. O laço que os une é a vida comum que eles têm em Cristo. Ele então aconselha seu sobrinho: “O que nós desejamos, se não houver mesmo jeito e os homens tiverem de tornar-se cristãos, é mantê-los num estado de espírito que eu chamo de cristianismo e alguma outra coisa [...]. Substitua a fé em si por alguma moda com colorido cristão. Faça com que tenham horror à Mesma Coisa de Sempre”. 

A “mesma coisa de sempre” nos deixa entediados. Ser “simplesmente” cristão, para muitos, não é suficiente. Precisamos de coisas novas. Sempre. Modelos novos de igreja, um jeito diferente de cantar, formas inovadoras de culto, estratégias sofisticadas de crescimento, e por aí vai. Somos movidos pelas novidades, não pela profundidade. Nosso interesse está na variedade, não na densidade. 

O reverendo A. W. Tozer, num artigo intitulado “A velha e a nova cruz”, comenta o mesmo fenômeno: “Uma nova filosofia brotou dessa nova cruz com respeito à vida cristã, e dessa nova filosofia surgiu uma nova técnica evangélica -- um novo tipo de reunião e uma nova espécie de pregação. Esse novo evangelismo emprega a mesma linguagem que o velho, mas o seu conteúdo não é o mesmo e sua ênfase difere da anterior”.

O Diabo, na carta ao seu sobrinho aprendiz, diz: “O horror pela mesma coisa de sempre é uma das mais preciosas paixões que incutimos no coração humano -- uma fonte infinita de conselhos estúpidos, de infidelidade conjugal e de inconstâncias na amizade”. A lista poderia se estender, mas o que se encontra por trás desse “horror pela mesma coisa de sempre” é a grande atração pelo novo seguida de uma profunda distração pelo essencial. O que a novidade faz é direcionar nossa atenção para outras preocupações, dando mais valor aos meios e não aos fins. 

A formação espiritual cristã sempre requereu, basicamente, obediência a Cristo no seu chamado a proclamar o evangelho, fazer discípulos, integrá-los numa comunidade trinitária e ensiná-los a guardar a sua palavra. Ensiná-los a se comprometerem com o serviço como expressão de amor para com o próximo e com o cultivo e a prática de disciplinas espirituais como oração, jejum, arrependimento, confissão, leitura e meditação nas Escrituras e contemplação. 

Não importa o quanto nossas igrejas e ministérios sejam sofisticados. Não importa o volume de novidades e tecnologias que oferecemos. Se no final não encontrarmos as mesmas coisas de sempre, significa que nos perdemos com o meio e não alcançamos o fim. 

Existem dois aspectos que considero fundamentais na experiência espiritual cristã: simplicidade e permanência. Quando perguntaram para Jesus como o reino de Deus viria, ele respondeu afirmando o seu caráter discreto. Não viria com grande estardalhaço. Se estabeleceria dentro daqueles que o confessam como Senhor e Rei. Jesus apresenta um evangelho que transforma de dentro para fora. O que o vaso contém é infinitamente maior e mais valioso que o vaso. Ele cresce como uma pequena semente de mostarda. A simplicidade está na natureza própria do evangelho.

A permanência define o caráter pessoal e relacional da fé. Permanecer em Cristo é permanecer ligado como galho na videira. É somente nessa permanência que recebemos de Cristo sua vida e a transmitimos aos outros. Permanecer é mais do que conhecer -- é manter-se em constante e dinâmico relacionamento. As novidades não transformam o caráter; a permanência, sim. Para C. S. Lewis, a maturidade é algo que “todos alcançam na velocidade de sessenta minutos por hora, independentemente do que façam e de quem sejam”.

• Ricardo Barbosa de Sousa é pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto e coordenador do Centro Cristão de Estudos, em Brasília. É autor de “Janelas para a Vida” e “O Caminho do Coração”.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Não colha frutos verdes!



Uma coisa que tenho pensado nesses últimos meses: Como é difícil confiar em Deus! Não porque Ele não é fiel para nos atender, mas o problema é comigo mesmo em não saber esperar.
Vivemos em uma sociedade imediatista que quer tudo para ontem, é ai que mora o problema, não sabemos esperar o tempo certo, queremos desfrutar de algo que não está preparado. É como querer colher um abacaxi verde, até dá pra tentar comer mas ele vai estar duro e com um sabor horroroso. A bíblia fala: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1)Acredito que a base da confiança em Deus é saber esperar o tempo certo e sabendo que quando chegar o momento certo o fruto delicioso está nos esperando!
Quando somos apressados colhemos os frutos verdes perdemos o melhor que está reservado para nós, assim como na natureza, os nutrientes, sabor, consistência, textura, cor, enfim, não muito inferiores que um fruto que está no ponto certo de maturação! A vontade de Deus é que experimentemos o melhor mas ele nos dá a escolha de esperar ou ser apressado!
As vezes nossa falta de fé nos impede de esperar, mas a bíblia diz: "Ora a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se vêem." (Hebreus 11:1). Esse é o maior segredo, confiar naquilo que você ainda não vê, mas tem certeza que irá acontecer! Para isso confiar em Deus é fundamental, se falamos que temos fé e não confiamos em Deus, esse sentimento está longe de ser fé!
Repito, Deus tem o melhor para nós como está escrito em 1º Coríntios 2:9 "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração do homem o que Deus tem reservado para aqueles que o amam".